Este blog não tem fins lucrativos e deve ser citado se suas informações forem utilizadas. Todos os direitos reservados.
(c) All rights reserved.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Fresquinho ou Vende Mais


No Brasil, se um Tostes disser que nunca ouviu essa pergunta na vida, muito provavelmente estará mentindo. Alguém chega perto e questiona com ar filosófico: Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho? E o Tostes em questão dá aquele sorriso sem graça que na verdade se traduz por uma frase oculta: Você não é o primeiro a me fazer esta piadinha!

A publicidade feita em cima de um grupo de biscoitos de uma empresa de origem francesa foi o maior sucesso há 20 anos. A pergunta-slogan se agarrou à memória das pessoas de uma tal forma que até hoje os Tostes ainda ouvem a questão.

Um fenômeno parecido ocorre quando um Tostes vai jogar futebol, ou qualquer outro tipo de esporte que se assemelhe. Se alguém sabe o sobrenome do indivíduo, logo lança o apelido mais recorrente na família: Tostão. O problema é que o mineiro que se tornou célebre no futebol com esse apelido não tem nada de Tostes em seu nome. Chama-se Eduardo Gonçalves de Andrade. Eu, por exemplo, jogo futebol de mesa por esporte. Meus amigos chamam a minha mesa (daquelas grandes) de Tostão. Tudo bem, hoje em dia há o Totti para a piada se tornar um pouquinho diferente. Mas o melhor mesmo é procurar jogar futebol em família.

Mas quando um Tostes vai à praia e fica ardendo, todos dizem que ele ficou Tostado. A única solução para não ouvir mais essa infame piadinha é ir à praia com a família também. Ou simplesmente não ir.

O meu nome completo é Cláudio Campos Pimentel Tostes. Na escola, vários colegas me diziam que meu sobrenome era uma frase. Algo como o manco dos campos de pimenta tostados. E o pior é que volta e meia ainda ouço alguém dizendo isso, pensando que foi o primeiro a elaborar a sentença.

Segundo o Wikipedia, a enciclopédia online, Tostes é uma comuna francesa na região administrativa da Alta-Normandia, no departamento Eure. Estende-se por uma área de 12,12 km², com 315 habitantes, segundo os censos de 1999, com uma densidade 26 hab/km². E parou por aí, não define mais nada, mais ninguém como sendo chamado por esse nome. Mas nem todo Tostes é comuna, peraí!

Agora, pior mesmo é quando um sem-graça quer inovar e usa o inglês para fazer graça. Viramos Toast, que em inglês quer dizer torrada. Que lástima!

Nenhum comentário:

Ruínas da Igreja de Sant Martí de Tost

Ruínas da Igreja de Sant Martí de Tost
Fonte: Página do Grupo da Família Tostes - http://br.groups.yahoo.com/group/familia_tostes/

Cadastre-se no Grupo Família Tostes no Yahoo!

Assinar familia_tostes

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com