Este blog não tem fins lucrativos e deve ser citado se suas informações forem utilizadas. Todos os direitos reservados.
(c) All rights reserved.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pesquisa bate recorde

A enquete "Onde Moras?" organizada pelo Blog da Familia Tostes foi o maior sucesso desde sua fundacao. Os 35 votantes bateram o recorde de participantes em relacao as pesquisas anteriores no mesmo blog.

O intuito dessa pesquisa era mapear os Toste(s) pelo mundo e o objetivo foi alcancado. No Brasil, pais onde ha uma grande disseminacao dos sobrenomes Toste e Tostes, a maioria dos pesquisados esta concentrada no estado do Rio de Janeiro (37%). Em Minas Gerais estao 20% dos que responderam a pesquisa. Estes dados coincidem com a informacao de que o norte fluminense e a Zona da Mata sao as areas onde houve a primeira explosao demografica do sobrenome naquele pais.

Em seguida, vem os grupos que representam, cada um, uma fatia de 5% dos pesquisados. Sao os estados brasileiros de Sao Paulo e Parana. Nao se pode afirmar os motivos dessa representacao demografica, mas sabe-se que Sao Paulo e o estado mais rico do Brasil, onde estao as maiores oportunidades de trabalho e negocios. O Parana assumiu na decada de 80, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), o terceiro lugar na economia brasileira e disputa tambem os primeiros lugares em qualidade de vida.

O Distrito Federal, onde esta o Governo Central do Brasil, tambem reune uma fatia grande de familiares. Os pesquisados apontam que eles sao um grupo de 5% tambem.

Em seguida estao representados com fatias de 2% cada um dos estados a seguir: Para, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Goias e Espirito Santo. Todos estados que com o crescimento economico do Brasil passaram a representar papeis importantes na economia, tanto nos setores da agricultura, como na industria regional e de servicos. Vale dizer ainda que cada um desses estados tambem acumula riquezas minerais e naturais, que fazem deles importantes pontos estrategicos do desenvolvimento brasileiro.

Nos Acores, estao 2% dos pesquisados e a maior surpresa e a America do Norte com 5% dos entrevistados. Ainda, 2% dos participantes nao conseguiram encontrar entre as opcoes aquela que representasse a sua resposta.

A ausencia de dados em relacao aos outros estados brasileiros, a outras localidades portuguesas e no mundo nao significa que nao ha Tostes nesses lugares. Somando-se a isso a ideia de que temos um potencial de quase 200 familiares envolvidos com nossas comunidades na Internet, podemos concluir que ainda precisamos trabalhar muito as nossas mobilizacoes para um dia atingir nossos ideais de reunir todos os Toste(s) num encontro real.

Se observamos os dados apresentados pela empresa Clustrmaps, que nos auxilia na identificacao das cidades dos globo terrestre onde o nosso blog ja foi acessado, podemos verificar que ha mais de 20 paises que nao aparecem na nossa pesquisa.

3 comentários:

MARIPOSA AZUL disse...

ola. gostaria de acrescentar que no Rio Grande do Sul tambem existe uma parte da familia Tostes. decendentes dos Tostes de Taquari- RS. nao sei a porcentagem, mas estamos aqui tb...
saludos.

nilvana marchiori tostes disse...

Minhas raízes vieram de Pouso Alegre,triavô era fazendeiro e laçou uma indígena que tornou- se sua esposa.Ela gostou pq vivia numa casa bonita e tinha conforto teve três filhos homens.Depois da morte do trisavô a fazenda foi divida em três parte; Meu bisavô ficou com uma parte que tinha pedregulhos, então disse aos irmaos: ficaram com o milhão então fiquem com o quinhão e foi para Pontal-SP fez concurso e dirigiu um cartório, meu avô casou com Isolina Rosa de Sousa Martins de Castro herdeira de uma fazenda em Candia - distrito de Morro Agudo-SP onde nasceu meu papai José Antonio Martins de Castro Alves Tostes. Eu tenho cinco irmãos nascemos em Batatais-sp. Meu avô dizia que Tostes é a mesma raiz, qdo vieram de Portugal treze irmãos foram para Juiz de Fora, dps uns para o Sul, outros para o RJ e outros vieram ao redor da minha região. Existe uma fazenda Santana que realizam uma festa anual dos tostes da região.

nilvana marchiori tostes disse...

Faltou no meu texto que antes de virem para região de Ribeirão Preto minha raíz veio de Minas Gerais.

Ruínas da Igreja de Sant Martí de Tost

Ruínas da Igreja de Sant Martí de Tost
Fonte: Página do Grupo da Família Tostes - http://br.groups.yahoo.com/group/familia_tostes/

Cadastre-se no Grupo Família Tostes no Yahoo!

Assinar familia_tostes

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com