Este blog não tem fins lucrativos e deve ser citado se suas informações forem utilizadas. Todos os direitos reservados.
(c) All rights reserved.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sim, sogra é parente


Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio, o termo sogra é de origem do latim vulgar: socra. É um substantivo feminino que significa "mãe do marido, em relação à mulher, ou mãe da mulher, em relação ao marido".

As relações entre sogras, noras e genros são motivo de piadas na cultura brasileira, bem como em várias outras culturas. O arquétipo reza que a sogra nunca gosta daquela pessoa que supostamente levou o(a) filhinho(a) de casa. O genro ou a nora é sempre um traidor, que nunca consegue estabelecer uma relação saudável com a progenitora do cônjuge. Mas é claro que, como todo arquétipo, essa idéia de sogra não corresponde ao que é verificado em todos os casamentos. Há sogras que são consideradas quase mães.

Mês passado lançamos uma pesquisa sobre a idéia de sogra e sobre seu grau de parentesco com a nora ou o genro. Foram 10 entrevistados no total, dentre os quais 50% garantiram que ela é parente. Alegaram o contrário 40% dos votantes, a sogra não é parente coisa nenhuma. Outros 10% optaram pela resposta "Não, é enconsto". Não houve nenhum voto para a resposta "Não, é a imagem do inimigo em minha vida". É, parece que as sogras têm incomodado muito menos!

Outra pesquisa, esta mais séria, termina no dia primeiro de março em nosso grupo no Yahoo! É uma enquete sobre qual mês é mais favorável ao novo encontro dos Tostes. Participe você também!

Nenhum comentário:

Ruínas da Igreja de Sant Martí de Tost

Ruínas da Igreja de Sant Martí de Tost
Fonte: Página do Grupo da Família Tostes - http://br.groups.yahoo.com/group/familia_tostes/

Cadastre-se no Grupo Família Tostes no Yahoo!

Assinar familia_tostes

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com